Famílias em Santa Catarina

Estas páginas referem-se à diversas famílias de origem alemã que se estabeleceram em Santa Catarina.

Família Back - Matthias Joseph Back casado com Katharina Gertrud Göllen, naturais de Briedel, Mosel, estabelecendo-se n Vargem do Rio dos Bugres em Teresópolis, SC. Contém história, brasão, fotos e genealogia.

Família Bärg - descendentes de Johann Peter Bärg e Margareta Epp que fugiram da União Soviética para o Brasil em 1930.

Família Beckhauser - site da família, encontros, história, brasão, fotos e genealogia. 

Familia Beiler - história do imigrante Johann Beiler casado com Crescência Esch, ambos de Insbruck, Tirol, Áustria, que em 1856 chegaram ao porto de Itajaí, Santa Catarina com seus filhos. Fixaram residência no Encano, antigo Município de Blumenau. Contém história da família, fotos e páginas sobre imigração germânica. 

Família Beppler - página  dedicada a publicar a história e a árvore genealógica da família Beppler no Brasil.  Friedrich Jacob Beppler em 1847 chegou a bordo da Sumaca “14 de Novembro” acompanhado da esposa Phillipine Stock e quatro filhos. Estabeleceu-se na Colônia Santa Isabel.

Família Berger - história e genealogia da família de Karl Berger e sua esposa Lisette Müller que chegaram ao Brasil em 1861. 

Família Böing - contém a história da família desde a Alemanha até Capivari - SC, contém brasão, fotos, árvore genealógica, etc. Variantes do sobrenome Boeing, Boing, Boyng; Bowen, Bowne, Bowan, Bowin, Bowene, Bowane, Bowine.

Família Böll - história e genealogia da família de Friedrich Dettlef Böll, com sua esposa Magdalena Krüger e dois filhos que chegaram ao Brasil em 1852, estabelecendo-se inicialmente na Fazenda Independência, RJ e depois em Teresópolis, SC.

Família Boettcher - descendentes de Johann Frederich August Boettcher emigrado para Joinville, SC com a esposa,três filhos e a filha de um amigo que mais tarde passou a ser sua nora. Contém árvore genealógica, fotos e documentos.

Família Branger - descendentes de  Johann Heinrich Branger, que com esposa Caroline Schäfer e dois filhos chegou ao Brasil em 1875, estabelecendo-se na Colônia Angelina.

Família Braunsperger - relação de várias pessoas de sobrenome Braunsperger na Alemanha, Áustria e Brasil (principalmente em Florianópolis e Blumenau- SC). Contém brasão da família.

Família Buchmann - genealogia de Johann Gottlob Buchmann e Johana Bär que vieram para o Brasil junto com o filho Carl Christian Friedrich, estabelecendo-se em Joinville, SC. 

Família Conradi - genealogia de Johann Peter Conradi, católico, agricultor, chegou ao Brasil a bordo do navio Marquês de Viana com sua esposa Maria Margaretha em 29 de março de 1829.

Família Creutzberger - história da família na Alemanha desde 1672. Inclui famílias Schurt, Cramer e Peyinghaus. Inclui fotos da família, árvore genealógica. Municípios de Joinville, Ibirama, Trombudo, SC.

Família Deucher - história e genealogia da família de Johann Deucher, esposa Chistina Margaretha Von Rüpp e 4 filhos que chegaram ao Brasil em 1861. 

Família Ehlke - descendentes dos irmãos Friedrich e Ferdinand Ehlke que com suas famílias chegaram a São Francisco do Sul, SC, em 5 jun 1863. Contém fotos, genealogia e história da família.

Família Ehrat - história e genealogia de Jacob Ehrat, imigrante suiço , nascido em Schaffhausen em 1811 emigrado em  1855 e estabelecido na Colônia Dona Francisca, SC.

Família Eli - descendentes de Wilhelm Eli, natural de Gollschud, Birkenfeld, chegou a Santa Catarina em 9 jul 1861 oriundo do Rio de Janeiro. Veio da Europa no navio Vereimgeng Capt de Jongh, de Antuérpia, chegando no Rio de Janeiro em 18 jun 1861. Estabeleceu-se na Colônia Santa Isabel. 

Familia Emmerich - história de família de Adam Emmerich que chegou ao Brasil em 1828 com esposa e quatro filhos, tendo se estabelecido em São Pedro de Alcântara, SC.

Família Fehlau - página da familia originária da Alemanha, emigrada para a Rússia, e da Rússia retornaram para a Alemanha, de onde emigraram para o Brasil no início da década de 1890.

Família Fiedler - história da família de Ludwig Fiedler e Caroline Werner que emigraram para o Brasil, estabelecendo-se em SC. Contém histórico, fotos e outras famílias Fiedler no Brasil.

Família Fischer - Descendentes de Nikolaus Fischer e Sophia Hörner que imigraram para Brusque em 1860. Contem Fotos e a genealogia dos ancestrais. Na lingua portuguesa, inglesa e alemã. Outras famílias (Hörner, Baron, Todt, Bodenmüller, Maas, Riffel, Oswald, Vinchel e Müller) estão na página de Familias de Brusque.

Família Franzener - árvore genealógica de Nikolaus Franzener, nascido em Kleve, soldado da Corte Imperial no Rio de Janeiro, chegado em 1823, em 1828 recebeu terras em São Pedro de Alcântara (SC) e ali se estabeleceu. Casado com Maria Anna Conradi.

Família Fritzen - Genealogia de Heinrich Fritzen, que com esposa Anna Maria Theisen e três filhos chegaram ao Brasil em 28 de dezembro de 1846, a bordo do Bergantil Vênus, estabelecendo-se na Colônia Santa Isabel.

Família Grüttner - história e genealogia da família de Carl August Grüttner que chegou ao Brasil em 1861 e casou com Henriette Pauline Krelling que chegara ao Brasil  em 1860 com seus pais. 

Familia Guesser - página desta família emigrada para o Brasil em 1828 e que se estabeleceu em São Pedro de Alcântara, SC. Contém genealogia, história e fotos. Variação do sobrenome: Gesser.

Família Hagedorn - árvore genealógica de Johann Hagedorn, tinha 35 anos em 11 dez 1862 quando chegou na Colônia D. Francisca, SC, junto com a esposa Johanne. Veio com os filhos, Wilhelm, de 12 anos e Ernestine, de 2 ½ anos a bordo do navio Gellert. 

Família Hammes - Genealogia da família Hames/Hammes/Hannes/Hamms), além dos Ferreira de Mello, Caldeira Brant, Caldeira de Andrada, Ehrhardt, Ziegler, entre outras.

Familia de Johann Hammes - descendentes do emigrante nascido em Masterhausen na Prússia em 11 set 1809.

Familia Hartkopf - página dos descendentes de Gottfried Hartkopf e Friederike Papke, emigrados para o Brasil em 1859.

Família Heindorn - descendentes de Joachin Heinrich Heindorn emigrado para o Brasil em 1846, estabelecendo-se em Laguna, SC.

Família Heinzle - descendentes de Gustav Heinzle que se estabeleceu em Canoinhas, SC junto com sua esposa Bertha. 

Família Hinkel - genelogia de Conrad Hinkel luterano nascido em 1811 e que veio ao Brasil por volta de 1860 estabelecendo-se na Terceira Linha da Colônia Santa Isabel (município de Águas Mornas, SC).

Família Hillesheim - descendentes de Mathias Joseph Hiillesheim que com Maria Anna Stölpen emigrou para o Brasil , chegando em 5 jan 1847 na Colônia Santa Isabel, SC. Página adicional (inclui informações sobre o encontro de família).

Família Hoepers - descendentes Gerald Heinrich Hoepers que se estabeleceu na Colônia de São Bonifácio, SC, tendo chegado ao Brasil em 1862 em companhia da esposa e 6 filhos. Site contém história, genealogia, fotos e encontros da família.

Família Imhof - descendentes de Franz Xaver Imhof e Maria Regina Schmidt, que emigraram de Karlsdorf, Alemanha, em 1860, e estabeleceram-se em Brusque, SC. Brasões e origem do sobrenome, álbum de fotos e curiosidades do sobrenome.

Familia Jochem - ampla história da família Jochem, brasão, fotografias, história do sobrenome, genealogia e documentos históricos. Iniciou com o Pedro Jochem, nascido em 1820 ou 1821 na Alemanha, estabelecido na Colônia Santa Isabel e casado com Anna Maria Petri, o casal teve ao menos 6 filhos. 

Familia Kahl - página desta família que se chegou à São Pedro de Alcântara em 1829.  em Águas Mornas, SC.

Familia Kintzel - página da família, fotos, encontro e genealogia .

Família Knabben - história dos descendentes Werner Knabben e Anne Christine Schmitz. Vários de seus filhos emigraram para o Brasil estabelecendo-se em SC.

Famílias Knoch e Hadlich - de Reuss, Thuringia, para Blumenau. Johann Knoch e Wilhelmine Hadelich emigraram em 1852 para o Brasil estabelecendo-se na Colônia Dona Francisca,SC. 

Família König - descendentes de August König,  lavrador de Neu Pouldorf, Boêmia, partiu de Hamburgo em 1873, se estabelecendo na Colônia Dona Francisca. Veio com esposa e dois filhos. Site contém fotos, genealogia e história da família.

Familia Kopke - Genealogia de Franz Kopke que chegou ao Brasil em 1899 com destino à Colônia Dona Francisca.  Outras famílias incluídas são Rumpel, Ehresmann, Bilinksi, Podovski e Harmgart.

Família Krieger - descendentes de Johann Carl  Krieger de Hettenrodt, Birkenfeld, casado com Caroline Krummenauer,  estabelecido em Brusque, SC.

Família Kuntze - história e genealogia da família de Friedrich Kuntze e sua esposa Friedrika Wilhelmine Becker que chegaram ao Brasil aproximadamente em 1885, estabelecendo-se Juiz de Fora, MG e depois na Colônia Santa Isabel, SC. 

Família Meisen - história e genealogia da família de Friedrich Wilhelm Meisen e Mathilde Busch que emigraram para o Brasil por volta de 1860, estabelecendo-se na Colônia Teresópolis, SC.

Família Meurer - portal da família Meurer , contém história da família no Brasil, brasão, árvore genealógica, contém descendentes de 4 famílias que se estabeleceram em SC e 5 famílias de imigrantes que se estabeleceram no RS.

Família Meyer - descendentes de Johann Meyer, nascido em Tonder na Dinamarca, que aportou em 1848 em Florianópolis com esposa (Anna Maria Schneider), 4 filhos e um sobrinho.

Família Mittelmann - genealogia da família vinda da Westfália na Alemanha e estabelecida em SC.

Família Moeller - Genealogia da família de Christian Gustav Moeller e Caroline Broedel de Bohlen, Schwarzburg-Rudolstad na Turíngia que emigraram em 1852 para o Rio de Janeiro, depois se transferindo para SC.

Família Momm - site da família Momm que começou no Brasil com a chegada de três irmãos, por volta de 1865/66, procedentes da Alemanha, que se estabeleceram em Rio Novo, hoje município de Águas Mornas, SC. 

Família Müller - história e genealogia da família de Guilherme Müller,  imigrante alemão chegado ao Brasil em 1867, fixando residência em Itajaí - SC. Outros sobrenomes: Ehrlich,  Schneider e Freisen.

Família Naderer - site da família Naderer, história do sobrenome, genealogia e encontros de família. Região de São Bento do Sul, SC.

Família Nuernberg - site dos descendentes de Antonio Nuernberg - contém nomes e fotografias desta família estabelecida em SC.

Família Olm genealogia e história da família de August Wilhelm Heinrich Olm, nascido em 1849 em Bublitz na Pomerânia, imigrou para o Brasil em 1873 e casou com Johanna Margaretha. 

Família Pasold - descendentes de Johann Heinrich Pasold, emigrado para o Brasil em 1862 junto com a esposa e filho. Estabeleceu-se em Itopouava Baixa, SC. Site contém história da família, genealogia e fotos. Também contém a história das famílias Schoenfelder, Spange e von Gilsa. 

Família Persuhn - história da família, iniciada com August Daniel Persuhn que emigrou de Brunsvique, Alemanha para Blumenau, SC 

Família Pfleger - genealogia da família Pfleger em SC. Contém também famílias Bauer, Heinz, Scheidt e Sell.

Família Philippi - Traz a história, imigração, genealogia, fotos, brasão e data de encontros.

Família Pitz - genealogia de Michael Pütz ou Pitz, casado Anna Maria Kirchen. Com a mulher e os filhos Johanna, Michael, Franz e Anna, chegou à Ilha de Santa Catarina no brigue Luiza, no dia 07 de novembro de 1828. Contém também a família Vilpert.

Família Pott - portal da família no Brasil. Vários grupos desta família se estabeleceram em vários estados do Brasil: RS, SC, PR e SP.

Família Quint genealogia e história da família de Johann Georg Quint e sua esposa Sophie Warth, originários de Birkenfeld e  imigrados para o Brasil em 1862. 

Família Ramthum - história e genealogia da família , cujo imigrante Heinrich Ramthum se estabeleceu em Pomerode, SC.

Família Reichenbach - página da família de Heinrich Reichenbach e Justine Rienas,emigrados inicialmente para a Polônia Russa e na década de 1890 ao Brasil, se estabelecendo no núcleo colonial de Cocal/Criciúma –SC e depois no Bom Retiro.

Família Richartz - Genealogia da Família Richartz e descendentes de dois Wilhelm Richartz imigrados para o Brasil - um estabeleceu-se em SC, outro no PR.

Familia Schadeck - genealogia da família Schadeck

Família Schambeck - história da família de Albert Schambeck e Maria Mesisinger. Viveram em Orleans, Florianópolis e Lauro Müller,SC. Contém árvore genealógica, fotos e informações sobre reuniões de família.

Família Scharf  - história da família de Peter Scharf, emigrado para o Brasil em 1862 e estabelecido em Palhoça, SC. Contém história, fotos e genealogia.

Família Schlemper - Página da família de August Schlemper, sua esposa Johanna Amalie Herder e seis filhos chegados em 1861a Desterro, hoje Florianópolis-SC.

Família Schmitt - genealogia de Jacob Schmitt, de Oberkirchen, na Bavária, casado com Margaretha Schneider em 12.06.1835. Chegou ao Brasil em 22 de setembro de 1847 a bordo de “Jean de Lockengheim”. Estabeleceu-se na Primeira Linha em Santa Isabel (SC).

Família Schroeder - genealogia de Johann Carl Schroeder, que com esposa e filhos emigrou em  1856 estabelecendo-se em Joinville, SC. Contém história da família, fotos e árvore genealógica.

Família Sehnem - Descendentes de Johann Anton Sehnem, sua esposa Maria Anna Müller e seu filho Peter Joseph Anton Sehnem que chegaram a Santa Catarina a bordo da sumaca 14 de Novembro em 5 de janeiro de 1847.  Aqui outra página com a genealogia.

Família Sellmer - genealogia dos descendentes de Josias Heinrich Sellmer emigrados para SC em 1853.

Família Sens - genealogia desta família que chegou ao Brasil em 1828 e estabeleceu-se em São Pedro de Alcântara, SC. Variantes do sobrenome: Sönz, Soens, Soenz, Söns, Senz.

Família Stahlschmidt - descendentes e antepassados de Gustav Carls Stahlschmitd que emigrou para o Brasil, estabelecendo-se em Joinville.

Família Stange - descendentes de Emil Stange que em 1902 emigrou de Grossmehlra em Thüringen na Alemanha para Blumenau, SC.

Família Steffens- genealogia de Franz Jakob Steffens, chegou ao Brasil em 1846, tendo na época 48 anos, viúvo, acompanhado de dois filhos e uma criada que ficou no Rio de Janeiro.

Família Steiner - origem, história, genealogia, fotos da família de Peter Joseph Steiner e Katharina Laux que se estabeleceram em Santa Catarina.

Família Steinhoff - família estabelecida em Blumenau, SC. Sobrenomes: Lübke, Marsen, Schlösser, Steinhoff.

Família Treml - história do sobrenome, árvore genealógica, fotos desta família que chegou ao Brasil em 1876 se estabelecendo na região de São Bento do Sul, SC. Outros sobrenomes: Eckstein e Roesler.

Família Vilpert - história da família de Johann Wilbert, viúvo e seus quatro filhos que chegaram ao RS em 1846 e se instalaram na Col. St.Isabel, SC.

Família Walzburger genealogia da família de Heinrich Walzburger, casado com Katharina Schüssler. 

Familia Wandersee - página da familia da qual parte se estabeleceu em Joinville, SC e outra parte na Col. Dona Leopoldina no ES.

Família Weber - Descendentes de Johann Weber nascido na Alemanha, casado com Maria Katharina Theisen, residia na colônia Santa Isabel em SC

Família Wehrlich - história e genealogia da família de Johann Gottlib Friedmann Werlich e sua esposa Justine Caroline que chegaram ao Brasil em 1852, estabelecendo-se Juiz de Fora, MG e depois na Colônia Santa Isabel, SC. 

Família Weisen - história e genealogia da família de Friedrich Wilhelm Weisen e Mathilde Busch que emigraram de Soligen para a Colônia Teresópolis, hoje Águas Mornas, SC.

Família Wedekin - descendentes do boticário Theodoro Wedekin, que chegou a Joinville, SC, em 1859 no barco "ANNA", solteiro, oriundo de Hidelsheim, nas cercanias de Hannover, Alemanha.

Família Westrup - genealogia da família de Henrik Gottlieb Westrup. Contém brasão, história da família e fotos.

Família Wiese  - descendentes de Friedrich Johannes August Wiese que emigrou com seus pais para o Brasil em 1857, com dois meses de idade, se estabelecendo em Joinville, SC.

Família Würtzler - página da família de Gustav Würtzler que partiu recém casado para o Brasil, na década de 1890, com sua esposa Louise Schmidt, foram encaminhados para a Colônia Santa Isabel.

Familia Zitta - página dos descendentes de Horts Rudolfo Gothard Zitta que veio para o Brasil no começo do século XX.

Outros links

Arquivo Histórico José Ferreira da Silva - guarda o acervo de documentos do Vale do Itajai

Imigração Joinville - página com informações úteis sobre imigrantes alemães em Joinville. Contém cemitérios e listas de navios.

Historia da Colônia Dona Francisca - imigração e povoamento da Região de Joinville e Planalto Norte catarinense. Visa também inserir as pessoas dentro de um contexto histórico, disponibilizando de documentos obtidos das mais diversas fontes possíveis, entre eles: Arquivos Históricos, Igrejas, Registro Civil, listas de passageiros, mapas e outras fontes.

Imigrantes - página comercial com relação dos sobrenomes de Imigrantes alemães e Poloneses no Paraná e Santa Catarina 1829-1880

Lista de discussão de SC - cadastre-se nesta lista para encontrar outros pesquisadores de genealogia em SC. Contém um Portal sobre Imigração em SC - parte da lista SC-GEN.

Genealogia  SC - portal sobre famílias de SC

 

 



Projeto Imigração Alemã

 

A Member of

Rootsweb logo

© 2001,2002,2003,2004, 2005, 2006  BrazilGenWeb Project