Famílias em São Paulo

Os primeiros registros de imigrantes em São Paulo datam de 1827, quando vieram alemães que se fixaram na região de Santo Amaro e Itapecerica da Serra.

Abaixo páginas sobre as famílias que se estabeleceram no Estado de São Paulo ao longo do tempo.

Familia Beck - família procedente de Wasungen no ducado de Meiningen que chegou ao Brasil em 1861 com destino a Limeira , na Fazenda dos Souza Queiroz

Família Bresser - texto sobre a história da família Bresser no Brasil iniciada com Carlos Adão Bresser (ou Karl Breßer), importante agrimensor e construtor em São Paulo.

Família Buckup - página da família Buckup estabelecida em São Paulo.

Família Engler - descendentes de Carlos Engler (Karl von Engler), austríaco, veio para o Brasil em 1820. Naturalista e botânico austríaco, estabeleceu-se em Itu, SP, como médico. Inclui algumas informações sobre outras famílias Engler no Brasil.

Família Gerstenberger - família de Ludwig Wilhelm Gerstenberger que com esposa e 6 filhos deixaram Tamurka, na Bessarábia em 1921e emigraram para o Brasi, estabelecendo-se na Colônia Paulista, próxima a Araçatuba, SP.

Família Hammer - descendentes de Karl Hammer e Emilie Ermert de Fischelbach, estabelecidos na Colônia Paulista, próxima a Araçatuba, SP

Família Hartung - história da família de Johann Friedrich Hartung e sua esposa Katharina, que vieram com seus dois filhos da Thuringia para o Brasil em 1853, estabelecendo-se em Rio Claro, SP, depois de passagem pela Fazenda Ibicaba. Contém história da família e relação parcial das família da Fazenda Ibicaba.

Família Homrich - Família de Karl Homrich, natural de Elberfeld, Westerwald. Variações do sobrenome: Hommerig, Hommerich, Hommrich.

Família Landgraf - descendentes de Johann Landgraf, dos qual 4 filhos emigraram para o Brasil em 1861, estabelecendo-se na região de Pirassununga, SP. Outros sobrenomes: Beck e Säugling.

Família Lautenschlager - descendentes de Johann Gottlieb Lautenschlager e Cleodhe Iosti Lautenschlager e 11 filhos, estabelecidos em Rio Claro, SP em 1850, proveniente de Darmstadt, Alemanha.

Família Levy - descendentes de Jacob Levy que instalou-se inicialmente na Fazenda Ibicaba em 1857.

Família Neidig - genealogia da familia que se estabeleceu em Rio Claro,SP. Variação do sobrenome: Naidhig.

Família Pfannemüller - história desta família que da Alemanha, passou pela China e veio parar em Campinas, SP. Contém história, genealogia e fotos. Outras famílias: Bever, Donatz, Halbach, Krähenbühl, Schröeder e Würmell.

Família Rehder - Provenientes do ducado de Schleswig-Holstein, desembarcaram no Porto de Santos em maio de 1852: Klaus Rehder, sua esposa Magdalena e filhos, se estabeleceram nos estados de SP e MG. Sobrenomes: Rehder, Stahl e Thomé. Site contém história da família,  genealogia, brasão.

Família Säugling - página desta família chegada ao Brasil em 1861 e que se estabeleceu em Pirassununga, SP

Família Schwalfemberg - site da famíla estabelecida em  Igarapava, SP.

Família Schneider - descendentes da família de origem alemã que emigrou da Hungria para o Brasil em 1823, estabelecendo-se na Colônia Santo Antônio, SP. Outro sobrenome: Korch. Contém genealogia e cronologia em fotos.

Família Stapf - trajetória dos irmãos Eugen, Jacob, Elisabeth, Alexandra e Frieda Stapf emigrados para o Brasil em 1921 e 1922 e estabelecidos na Colônia Paulista, perto de Araçatuba, SP.

Família Stipp - genealogia dos descendentes de Nicolau Stipp que com mulher e filhos chegou ao Brasil em 1827 destinados a Colônia de Santo Amaro, SP.

Família Sundfeld- genealogia dos descendentes de Heinrich Anton Sundfeld que emigraram para o Brasil e Guatemala. No Brasil estabeleceram-se em Pirassununga, SP. Outros sobrenomes: Dix, Guiguer, Holler, Müller, 

Família Tückmantel - Familia originária de Wald - Solingen na Prússia de onde o casal de lavradores Carl Reinhardt Tückmantel e Bertha Brock partiram em 1862 para trabalharem na Fazenda Ibicaba, em Limeira, SP. 

Família Wolf - Descendentes de Peter Joseph Wolff, filho de Joseph Wolff e Katharina Sigrist e que na primavera de 1854, acompanhando dos pais e irmãos, emigrou para o Brasil, passando a morar no Sitio Grande, uma fazenda de café no município de Jundiaí, SP.

Família Zimmermann - descendentes de Hans Dreher, bávaro, emigrado para SP em 1892. Contém genealogia, fotos da familia, brasão e informações sobre os encontros de família.

Familia Zink - descendentes do Pastor Johann Jakob Zink de Unterensigen, em Württenberg que veio para o Brasil atender os fiéis da Col. Senador Queiroz em Limeira - SP.

Família Zornoff - Página das famílias Zornoff e Trarbach que se estabelceram em Pirassununga - SP. Contém brasão, fotos da família e genealogia.

 

Outros links

Memorial do Imigrante - site do Memorial com busca de imigrantes chegados à SP.

Colônia Alemã de Santo Amaro - história e sobrenomes dos imigrantes que se estabeleceram neste bairro da cidade de Sâo Paulo.

Famílias Alemãs que passaram por São João da Boa Vista - SP (colaboração de Jaime Splettstoser ) - índice das famílias de origem alemã, austríaca, sueca e dinamarquesa que passaram e se estabeleceram em São João da Boa Vista e região.

Fazenda Ibicaba - sede de umas das primeiras Colônias a receber alemães no Estados de São Paulo. 

História do Windhuk - navio alemão que foi aprisionado no Brasil  na Segunda Guerra Mundial - muitos de seus tripulantes permaneceram no Brasil depois da guerra.

Colônias de São Paulo - detalhes históricos e famílias estabelecidas em algumas Colônias do Estado de São Paulo: Colônia Paulista, Colônia Tannenberg e Colônia em Presidente Venceslau.

Imigrantes Alemães na cidade de São Paulo - informações sobre a imigração alemã para a cidade de São Paulo.

Museu Kölle - Rio Claro - história do colégio Kölle e da imigração alemã na regão de Rio Claro - SP 

São José das Laranjeiras - história da imigração alemã nesta cidade que iniciou em 1922. 

 



Projeto Imigração Alemã

 

A Member of

Rootsweb logo

Última atualização
Tuesday, 07-Aug-2007 07:46:08 MDT

© 2001 BrazilGenWeb Project