Search billions of records on Ancestry.com



Registros Eclesiásticos

Localizando os Registros

A igreja católica mantém seus registros em diferentes níveis. O nível o mais elevado é o da arquidiocese. Por volta 1900 havia duas arquidioceses, 15 dioceses, e milhares de paróquias e vicariatos espalhados Brasil. As paróquias estão sob o jurisdição das dioceses, e são as congregações locais que podem incluir muitas vilas menores dentro de seus limites. Uma cidade grande tem diversas paróquias e suas jurisdições têm seus próprios registros.

Ao procurar por seu antepassado você deve conhecer a cidade em que ele viveu. Você deve também determinar a qual paróquia ele pertencia. Se seu antepassado vier de uma cidade grande que tenha diversas paróquias, então você necessitará saber em que área da cidade ele viveu. Entretanto, em uma cidade grande tal como Rio de Janeiro ou São Paulo você pode descobrir que mesmo que você sabia a paróquia local, havia épocas em que a família iria à catedral para o batizado de uma criança ou à paróquia de um parente na mesma cidade. Se você não encontrar a família completa na paróquia local, procure nas circunvizinhas. Se sua família viveu em uma vila ou em um sítio muito pequeno que não tenha uma paróquia estabelecida, verifique num mapa para determinar que cidade próxima teve uma. Os mapas dos limites paroquiais, se existirem, podem ser extremamente úteis ao determinar em que registro paroquial procurar. Podem também ajudar-lhe identificar as paróquias visinhas se você necessitar procurar através de várias, em uma dada região.

Quando os livros paroquiais estavam completos, muitas vezes eram enviados à diocese ou regional. Conseqüentemente, se os registros não mais estiverem disponíveis no local você pode encontrar os registros nos arquivos diocesanos ou arquidiocesanos.

Os arquivos da arquidiocese do Rio de Janeiro contêm registos paroquiais, processos de casamento, proclamas, e alguns registros da inquisição mostrando cartas de costado daqueles levados à julgamento.

Os arquivos da arquidiocese de São Paulo têm registros de casamento desde 1632, registros de batisado desde 1640, e registros de óbitos desde 1731. A maioria dos registros paroquais pertencem às paróquias mais antigas do estado de São Paulo, quando todas pertenciam a apenas uma diocese. O arquivo tem também diversos indices dos registros da igreja: Batismos de 1880-1900, dispensas de matrimônio e casamentos, 1730-1917; correções de registros de casamentos e batizados; e índices de convertidos. A maioria dos índices estão na ordem alfabética pelo primeiro nome e não pelo sobrenome. O arquivo tem também um livro chamado Autos de Gênero (espécie de árvores de costado), que lista em ordem alfabética o nome dos filhos, pais, avós, e às vezes parentes de gerações anteriores. Contém também alguns nascimentos ilígitimos, com a data do nascimento e a data que o pai reconheceu a criança como sua. Outros registros neste arquivo incluem registros da confirmação, alguns censos locais, registros de capelão, ordinações às várias ordens de sacerdócio, testamentos, matérias eclesiásticas da corte, e outros registros encontrados geralmente em arquivos de uma diocese.

Os registros com menos de 100 anos são mantidos geralmente pela paróquia local, que pode também ter uns registros mais antigos. É possível escrever às paróquias e aos arquivos locais da igreja para obter informações.

Registros nos Centros de História da Família

Existem tem muitos registros de igrejas em microfilmes para os estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará, Paraná, e Pernambuco. Alguns dos registros do estado do Pará são listados no catálogo apenas pela paróqua central. Por exemplo, a igreja central de Curuçá no Pará inclui registros da igreja de 1837 a 1935, incluindo os registros das igrejas de diversas outras paróquias e capelas.

Anuários Católicos

Estes diretórios são muito úteis e existem para cada diocese no país combinados em um único livro chamado Anuário Católico do Brasil:

  • Fornecem uma lista de todas as paróquias em uma diocese, assim você pode determinar se a vila dos seus ancestrais era sede de uma. Muitos diretórios listam todas as vilas que pertencem a uma paróquia.
  • Fornecem às vezes as datas as mais antigas em que os registros da igreja de cada paróquia existem.
  • Incluem informações históricas sobre algumas paróquias.
  • Agrupam paróquias geralmente pelo distrito de clerical, assim você pode facilmente determinar todas as paróquias próximas.
  • Fornecem o endereço completo das paróquias assim como o endereço das matrizes da diocese e frequentemente dos arquivos da diocese onde registros adicionais podem estar.
  • Incluem um índice dos sacerdotes, dos irmãos de fé, e dos diáconos.
  • Incluem índice dos munícipios, dos estados, e das dioceses.
  • Estamos compilando uma relação com os endereços e outras informações de todas as dioceses do país e os municípios incluídos em cada uma. É importante que confirme se os registros antigos estão na diocese local ou na arquidiocese, aqui estão os links:

    Dioceses do Acre
    Dioceses do Amapa
    Dioceses do Amazonas
    Dioceses da Bahia
    Dioceses do Ceará
    Dioceses do Goiás
    Dioceses do Maranhão
    Dioceses de Minas Gerais
    Dioceses do Espírito Santo
    Dioceses do Pará
    Dioceses do Paraná
    Dioceses de Pernambuco
    Dioceses do Piauí
    Dioceses do Rio Grande do Sul
    Dioceses do Rio de Janeiro
    Dioceses de Rondônia
    Dioceses de Roraima
    Dioceses de Santa Catarina
    Dioceses de São Paulo

    Home | Novidades | Estados | Projetos | Recursos | Dicas | Lista | Mensagens | Conheça | Colabore | E-mail

    Rootsweb logo

    Última atualização Sunday, 11-Nov-2001 14:03:57 MST

    © 2001 BrazilGenWeb Project