AS MELHORES E MAIS COMPLETAS DICAS
DE GENEALOGIA NA INTERNET ESTÃO NA
GENWEB. JUNTE-SE A NÓS.
HOME
LATINA
WORLD
ROOTS
Aqui estão os links para os sites estaduais do Projeto BrazilGenWeb. Incluímos também uma breve descrição das origens dos estados, pois pode ser que, conforme a data, as informações que você procura estejam no estado do qual este foi criado. Com a Proclamação da República, em 1889, as Províncias Imperiais existentes tornaram-se Estados. A maioia das províncias foi criada a partir das Capitanias, logo após a Proclamação da Independência, em 1822.

Acre
Sua capital é Rio Branco. Comprado da Bolívia em 1903.

Alagoas
Estado original da República, criado em 1889 da Província de Alagoas. Sua capital é Maceió. A Província da Alagoas, original do império, foi criada da Capitania de Alagoas em 1822.

Amapá
Criado do Estado do Pará em 1943, esteve em disputa territorial com a Guiana Francesa até 1900. Sua capital é Macapá.

Amazonas
Estado original da República, criado em 1889 a partir da Província do Amazonas. Fronteiras em disputa com a Colômbia e Bolívia até 1909, quando a área dos futuros territórios de Guaporé e Rio Branco foram anexadas. A área do Território de Guaporé foi incorporada depois ao Mato Grosso. Sua capital é Manaus. A Província do Amazonas foi criada da Província do Pará em 1850.

Bahia
Estado original da República, criado em 1889 da Província da Bahia. Sua capital é Salvador. A Província da Bahia, original do império, foi criada da Capitania da Bahia em 1822.

Ceará
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Ceará. Sua capital é Fortaleza. A Província do Ceará, original do império, foi criada da Capitania da Bahia em 1822.

Distrito Federal
Capital do País, criado em 1960 do Estado de Goiás. Sua capital é Brasília.

Espírito Santo
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Espírio Santo. Sua capital é Vitória. A Província do Espírito Santo, original do império, foi criada da Capitania do Espírito Santo em 1822.

Goiás
Estado original da República, criado em 1889 da Província de Goiás. Sua capital é Goiânia. A Província de Goiás, original do império, foi criada da Capitania de Goiás em 1822.

Maranhão
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Maranhão. Sua capital é São Luiz. A Província do Maranhão, anexada ao império em 1823, foi criada da Colônia Provincial do Maranhão.

Mato Grosso
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Mato Grosso. Território aumentado por área anexada da Bolivia em um tratado de 1927. Sua capital é Cuiabá. A Província do Mato Grosso, original do império, foi criada da Capitania do Mato Grosso em 1822.

Mato Grosso do Sul
Criado em 1977 a partido do Estado do Mato Grosso. Parte do estado foi o Território de Ponta-Porã de 1943 a 1946. Sua capital é Campo Grande

Minas Gerais
Estado original da República, criado em 1889 da Província de Minas Gerais. Sua capital é Belo Horizonte. A Província de Minas Gerais, original do império, foi criada da Capitania de Minas Gerais em 1822.

Pará
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Pará. Sua capital é Belém. A Província do Pará, anexada ao império em 1823, foi criada da Capitania do Pará.

Paraíba
Estado original da República, criado em 1889 da Província da Paraíba. Sua capital é João Pessoa. A Província da Paraíba, original do império, foi criada da Capitania da Paraíba em 1822.

Paraná
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Paraná. Sua capital é Curitiba. A parte leste de seu território foi desmembrada de 1943 a 1946 para formar o Território de Iguaçu, posteriormente reintegrado ao estado. A Província do Paraná foi criada da Provínia de São Paulo em 1853.

Pernambuco
Estado original da República, criado em 1889 da Província de Pernambuco. O Território de Fernando de Noronha que era uma capitania original de 1504 hoje é parte do estado. Sua capital é Recife. A Província de Pernambuco, original do império, foi criada da Capitania de Pernambuco em 1822.

Piauí
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Piauí. Sua capital é Teresina. A Província do Piauí, original do império, foi criada da Capitania do Piauí em 1822.

Rio de Janeiro
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Rio de Janeiro. Sua antiga capital era Niterói. Em 1975 o Estado da Guanabara foi absorvido e sua capital tornou-se o Rio de Janeiro, que foi a capital anterior do País. A Província do Rio de Janeiro, original do império, foi criada da Capitania do Rio de Janeiro em 1822.

Rio Grande do Norte
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Rio Grande do Norte. Sua capital é Natal. A Província do Rio Grande do Norte, original do império, foi criada da Capitania do Rio Grande do Norte em 1822.

Rio Grande do Sul
Estado original da República, criado em 1889 da Província do Rio Grande do Sul. Sua capital é Porto Alegre. A Província do Rio Grande do Sul, original do império, foi criada da Capitania do Rio Grande do Sul em 1822. Em 1851 sua parte sudeste foi anexada do Uruguai.

Rondônia
Criado em 1943 a partir do Estado de Mato Grosso. Chamava-se Território de Guaporé na ocasião. Sua capital é Porto Velho.

Rorâima
Criado em 1943 a partir do Estado do Amazonas. Chamava-se Território de Rio Branco, terras originalmente pertencentes à Guiana Inglesa e Venezuela, tratados de 1905. Sua capital é Boa Vista.

Santa Catarina
Estado original da República, criado em 1889 da Província de Santa Catarina. Sua capital é Florianópolis. A Província de Santa Catarina, original do império, foi criada da Capitania de Santa Catarina em 1822.

São Paulo
Estado original da República, criado em 1889 da Província de São Paulo. Sua capital é São Paulo. A Província de São Paulo, original do império, foi criada da Capitania de São Paulo em 1822.

Sergipe
Estado original da República, criado em 1889 da Província de Sergipe. Sua capital é Aracaju. A Província de Sergipe foi criada da Provincia da Bahia em 1823. Sua colonização começou em 1590 quando foi criada a capitania de Sergipe d'El Rey, anexada à Bahia em 1723.

Tocantins
Criado em 1988 a partir do Estado de Goiás. Sua capital é Palmas. Miracema do Norte foi sua capital provisória.

Província Cisplatina
Província original do império, é hoje o Uruguai. Pertenceu ao Brasil até 1829.





Leia mais sobre a Criação e Evolução das Capitanias.

Os Projetos Estaduais

ACAcre
ALAlagoas
APAmapá
AMAmazonas
BABahia
CECeará
DFDistrito Federal
ESEspírito Santo
GOGoiás
MAMaranhão
MTMato Grosso
MSMato Grosso do Sul
MGMinas Gerais
PAPará
PBParaíba
PRParaná
PEPernambuco
PIPiauí
RJRio de Janeiro
RNRio Grande do Norte
RSRio Grande do Sul
RORondônia
RRRorâima
SCSanta Catarina
SPSão Paulo
SESergipe
TOTocantins
HOME
ESTADOS
PROJETOS
RECURSOS
MANUAL
LISTAS
MENSAGENS
CONHEÇA
COLABORE
CREDITOS
CONTATO
© 2001-2002 BrazilGenWeb Project
Última atualização
Monday, 16-Sep-2002 21:58:43 MDT