Search billions of records on Ancestry.com

AS MELHORES E MAIS COMPLETAS DICAS
DE GENEALOGIA NA INTERNET ESTÃO NA
GENWEB. JUNTE-SE A NÓS.
HOME
LATINA
WORLD
ROOTS

Registros de pesquisa são chamados tanto de "referências primárias" (normalmente documentos originais) como de "secundárias" (aqueles compilados ou publicados com base nos documentos originais). Publicações de histórias familiares são consideradas somente dicas de pesquisa quando não citam suas fontes. Datas e locais podem ser bons indicadores de onde procurar por informações adicionais para embasar seu trabalho. Incluir e documentar suas fontes é muito importante e economizará um monte de tempo mais adiante. Algumas vezes você pode ficar tão atrapalhado no meio das informações que descobriu que pode esquecer a de anotar sua fonte original. Quando a fonte não é citada, você pode acabar por ter que verificá-la novamente em algum momento mais tarde. Ela também é muito útil a pesquisadores que venham a sucedê-lo. E mais do que tudo, documentar suas referências sustenta suas informações e dá credibilidade ao seu trabalho.

O BrazilGenWeb Project pretende arquivar tantas fontes primárias e secundárias quanto possível. Há outras fontes online para estes recursos. Cheque nossa área de links e de recursos e talvez você encontre exatamente o que precisava!

Os Centros de História da Família da Igreja Mórmon são uma grande fonte de referências primárias e provavelmente existe um próximo a você. Caso eles não tenham o registro que procura, eles o encomendarão para você de Salt Lake City por uma pequena taxa.

Com a crescente popularidade da genealogia, muitas bibliotecas estão separando secções somente para este propósito. Verifique se já existe uma em sua biblioteca local.

Tipos de Fontes

Fontes Primárias:
São aquelas que registram um evento em uma data próxima ao ocorrido; registros originais de eventos incluem: diários pessoais, jornais, recenseamentos, cartórios, testamentos, escrituras, e registros de nascimento, batismo, casamento e morte. São incluídos também listas de passageiros de navios e registros militares.

Fontes Secundárias:
São os registros publicados, tais como: Livros de história familiar, indices e compilações de registros de recenceamentos e casamentos, qualquer tipo de história local e coleções de inscrições em cemitérios, somente para citar algumas.

Fontes primárias são, certamente, fontes mais confiáveis, mas as secundárias podem ajudar bastante com muitas dicas para mais pesquisas.

HOME
ESTADOS
PROJETOS
RECURSOS
MANUAL
LISTAS
MENSAGENS
CONHEÇA
COLABORE
CREDITOS
CONTATO
© 2001-2002 BrazilGenWeb Project
Última atualização
Sunday, 15-Sep-2002 12:03:30 MDT