Search billions of records on Ancestry.com

AS MELHORES E MAIS COMPLETAS DICAS
DE GENEALOGIA NA INTERNET ESTÃO NA
GENWEB. JUNTE-SE A NÓS.
HOME
LATINA
WORLD
ROOTS
Dê uma olhada geral nos tópicos em nossa Página de Dicas.

1. Comece com você mesmo!
Escreva seu nome, data e local de nascimento, nomes de solteiros de seus pais, nome de sua esposa ou marido, data e local de casamento, nomes datas e locais de nascimento dos seus filhos. A maneira mais fácil de fazer isto é usar uma folha de Registro de Grupo Familiar, que é meramente um formulário com campos para todas estas informações. Você precisará do Adobe Acrobat reader para imprimir este formulário, mas a página fornece um link para baixá-lo, se é que você ainda não o tem. Em seguida preencha uma folha destas para cada família dos seus ancestrais, uma para seus pais, duas para os avós, quatro para os bisavós e dai por diante. Se alguém casou duas ou mais vezes, uma folha para cada casamento. É muito importante descobrir e anotar as datas e locais mesmo que isto dê um pouco de trabalho, não importa que sejam em linhas laterais ou de esposas. Conforme você preenche as cartas, anote a origem, referência ou fonte das informações!! Provavelmente é uma boa idéia ir em frente e preecher as Cartas de Costado ao mesmo tempo. Existem outros sites onde estes formulários estão disponíveis, além destes escolhidos aqui, escolha os que gostar mais. Cyndi's List tem uma grande lista de endereços dessas cartas genealógicas.

2. Informações de parentes
O próximo passo é reunir tanta informação quanto você possa de parentes vivos. Quem sabe algum deles já pesquisou a genealogia da família e você nem sabia. Anote tudo pormenorizadamente ou se possível grave uma fita das entrevistas, pois ficar anotando tudo enquanto conversa torna-se muito cansativo para todos. Escreva cartas ou e-mails para parentes afastados e tire cópias de documentos e cartas antigos que eles possam ter, verifique se existem informações úteis no verso das fotos.

3. Informções on-line
Certamente, enquanto isso, você vai querer saber que informações já existem online. Os mórmons já microfilmaram muitas informações antigas de genealogia no Brasil, principalmente censos, registros de igrejas e movimento de passageiros. Talvez já exista algo sobre seus ancestrais no site deles, o Family Search. Caso não encontre nada ali, não desista. Muitas informações estão já em microfilmes mas ainda não estão disponíveis na Internet, assim, visite um dos Centros de História da Família que eles mantém pelo Brasil inteiro. Os CHF podem solicitar para você qualquer microfilme que eles tenham em sua matriz em Salt Lake City, por uma pequena taxa. Vale a pena a visita, principalmente se você mora longe dos arquivos que mantém os documentos antigos no Brasil. Aqui uma lista dos endereços dos Centros de História da Família no Brasil.

4. Outros pesquisadores
Descubra se alguém já está pesquisando a mesma família. Para isto você pode postar algumas mensagens em nosso painel de discussões, além de verificar se existem mensagens ali sobre as pessoas que você busca. Visite nossa página de mensagens para aprender como o sistema funciona. Veja também se já existem paineis de mensagems para os sobrenomes de seus ancestrais. Caso não existam, solicite que eles sejam criados. Em seguida, junte-se à lista de discussões Brazil-L, onde você pode informar-se de detalhes específicos sobre sua pesquisa. Apesar de nossos arquivos BrazilGenWeb ainda serem bastante limitados, percorra nossos projetos e verifique se já existe alguma informação ali. Cadastre-se nos nossos projetos. Visite Genealogy Resourses on the Internet para ver o que mais existe na internet além dos sites que nós encontramos e listamos aqui em nossas páginas.

5. Visitas a arquivos
Tendo esgotado momentaneamente os recursos da Internet, seu próximo passo vai depender de até que época você já chegou. Você terá que visitar bibliotecas, arquivos municipais, estaduais ou militares, igrejas, cemitérios, jornais, etc. Visite a página de Recursos de Pesquisa para determinar qual será a próxima etapa e que informações você pode esperar obter em cada um destes locais.

6. Organize os dados
Se você seriamente planeja levar este hobby adiante, e continuar tão longe quanto possa, o melhor é investir em um programa de genealogia. Computadores podem dar conta do preenchimento e impressão de todos estes formulários citados acima, arquivar informações completas sobre cada elemento de sua família, compor árvores e relatórios sobre ascendentes e descendentes, fazer referências cruzadas, salvar fotos, e muito mais, até mesmo organizar seus dados para publicação na Internet. Aqui tem uma lista dos programas mais conhecidos.


Erros Mais Comuns de Pesquisa:

  • Não preencher registros de grupo familiar e árvores de costado.
  • Não procurar ajuda e informações com parentes.
  • Supor que ninguém mais está pesquisando suas linhas;
  • Não consultar mapa reproduzindo a área em que seus ancestrais viviam como era na época.
  • Não conhecer a história da região em que você pesquisa.
  • Não distinguir fatos de fofocas quando lendo histórias de família. Se alguma fonte não é citada, tome cuidado antes de aceitar a informação como verdadeira.
  • Juntar informações de todo mundo com o mesmo sobrenome, a menos que seja um sobrenome incomum. Em breve terá um banco de dados gigantesco e a pesquisa vai abrir-se demais. Concentre-se em apenas algumas linhas e pessoas por vez para ir adiante.
  • Não usar fontes primárias - registros de escrituras, testamentos, igrejas, cartórios, censos - mas sim estórias impressas.
  • Não fazer fotocópias.
  • Não manter um arquivo mestre de referência bem guardado. tenha uma duplicata para quando viaja. Não mantenha os dados apenas no seu HD pois você bem sabe que mais cedo ou mais tarde vai perdê-los.
  • Não reorganizar seus dados de vez em quando.
  • Não prestar atenção suficiente a histórias e dicas que seus ancestrais podem ter deixado.
  • Supor que seu sobrenome nunca é soletrado ou escrito de maneira diferente.
  • Desistir!!
Primeiros Passos

Formulários
Pesquisas de Campo
Links para outros sites de dicas
Links para os Estados
Programas de Computador
Erros comuns em Genealogia



Formulários

Formulários da Ancestry.Com. Uma série deles, mas todos requerem Adobe Acrobat para serem impressos. No site tem um link para baixar o Acrobat:

Registro de Grupo Familiar
Árvore de Costados
Calendário de Pesquisas
Extrato de Pesquisas
Registro de Correspondências
Resumo de Referências

Formulários do Genealogy Mall. Estes você pode imprimir direto do site:

Registro de Grupo Familiar - 1
Registro de Grupo Familiar - 2
Árvore de Costados



Outros sites de dicas

About.com Genealogy
Where Do I Begin?
RootsWeb's Guide
Cyndi's List of How To
Family Tree Maker
Family Tree Searcher
Family History Discovery
Family History Guide
Everton's Genealogical Helper
National Genealogical Society
Treasure Maps



Programas de Generalogia

Ancestral Quest - Totalmente compatível com bancos de dados PAF.

Brother's Keeper - Shareware um bom programa "para começar".

Clooz from Ancestor Detective - Organizador eletrônico de dados de genealogia.

Family Origins - Este inclui até planilhas de reunião de famílias.

Family Reunion - Fácil de usar. Dá para baixar e testar de graça.

Family Tree from Sierra - Ótima ferramenta com bom site.

Family Tree Maker - O número 1, na nossa opinião. Também um excelente website com montes de informação.

Legacy - Programa fácil de usar. Baixe de graça.

Reunion - Este é para Mackintosh!

PAF - O programa dos mórmons, também dá para baixar da internet e tem versão em português.

The Master Genealogist - Conhecido como "TMG," é poderoso e faz tempo tem a reputação de "faz tudo".

Ultimate Family Tree - Imprime sua documentação de maneira muito bonita.
HOME
ESTADOS
PROJETOS
RECURSOS
MANUAL
LISTAS
MENSAGENS
CONHEÇA
COLABORE
CREDITOS
CONTATO
© 2001-2002 BrazilGenWeb Project
Última atualização
Sunday, 15-Sep-2002 12:04:34 MDT